AVIÃO DA CHAPECOENSE TINHA EXCESSO DE PESO E PLANO DE VOO IRREGULAR, DIZEM AUTORIDADES COLOMBIANAS

As autoridades colombianas divulgaram na manhã desta segunda-feira um relatório sobre o acidente com o avião da Chapecoense que deixou 71 vítimas no dia 29 de novembro, próximo a Medellín, na Colômbia. Por meio de gravações de voz do avião (voice recorder), os oficiais da Aeronáutica Civil explicaram detalhes da queda. “A aeronave tinha um peso superior ao permitido nos manuais”, afirmou o coronel Freddy Augusto Bonilla, secretário de segurança da Aeronáutica Civil da Colômbia.

As autoridades ainda culpam a AASANA (Administração de Aeroportos e Serviços Auxiliares à Navegação Aérea da Bolívia) por ter aprovado o plano de voo da LaMia. De acordo com Bonilla, o piloto Miguel Quiroga, morto no acidente, tinha consciência de que o combustível não era suficiente. “Eles estavam conscientes da limitação do combustível. Sabiam que não era suficiente”. De acordo com os relatos da investigação, piloto e co-piloto conversaram sobre a possibilidade de fazer uma parada em Letícia ou Bogotá.

A conclusão colombiana tem apenas algumas diferenças em relação à versão boliviana, divulgada há duas semanas. As autoridades da Bolívia culparam o piloto do avião e a companhia aérea LaMia. Foi aberto também processo contra a funcionária do aeroporto de Santa Cruz, de onde partiu o avião, que aceitou um plano de voo com o tempo de duração igual à autonomia, violando normas elementares. O ministro de obras públicas da Bolívia, Milton Claros, foi taxativo. “O que aconteceu neste trágico evento é de responsabilidade direta da empresa LaMia e do piloto”. Os bolivianos, no entanto, não identificaram o excesso de peso.

O secretário de segurança da Aeronáutica Civil da Colômbia fez um longo pronunciamento com a gravação da conversa do piloto da LaMia com a torre de controle de voo do aeroporto de Rionegro antes da queda do avião da Chapecoense.

“O avião boliviano ingressa em Medellín neste momento. A aeronoave boliviana está deixando o controle aéreo de Bogotá para o de Medellín e é autorizada a descer 3 mil metros. Até então, a tripulação não informou se havia uma situação de emergência. Essa aeronave conta com um sistema de alerta de baixa quantidade de combustível. Isso significa que se inicia um alarme audível e visual. De acordo com o manual da aeronave, avisa 20 minutos de voo com esse alarme. Esse alarme foi dado dois minutos depois dessa posição”, contou o secretário.

A investigação se debruça agora sobre as razões da interrupção da gravação antes da queda do avião. “A gravação para um minuto antes da queda e temos de saber o motivo”, disse. As investigações apontam que a aeronave voava com 500 quilos a mais do que o permitido.

FONTE: ESTADÃO

COMEÇANDO A NOITE 361/2016

O sol se põe neste momento, e hoje teremos uma noite limpa de céu escuro até de madrugada, com a lua quase uma listrinha de pouca luminosidade. O dia foi ensolarado, com temperaturas altas e pico de 35 °C. A partir de hoje só falta 5 dias para o ano de 2016 se encerrar, sendo 4 dias úteis. Aos multiétnicos, hoje se acende a vela da Unidade, pela comemoração do Kwanzaa, período religioso afro-americano.

OUROBRANQUENSES QUE FAZEM A DIFERENÇA

Os parabéns do blog Quipauá vão para os ourobranquenses Rubens Bitan por sua promoção ao posto de capitão do Exército Brasileiro, e a estudante da Escola Estadual Manoel Correia, Ana Carolina, pela conquista do primeiro lugar no concurso de redação do Senado Federal. Parabenizamos também, a professora Clécia Medeiros por seus ótimos serviços prestados a nossa educação.

COMEÇANDO O DIA 361/2016

Iniciamos a 53ª semana do ano de 2016, e hoje é o 361º dia, no calendário gregoriano, com o ano sendo bissexto. O sol nasceu no horizonte neste momento, às 05:12 da manhã. Nos últimos trinta anos, choveu 13 vezes no dia de hoje, sendo que a maior precipitação registrada foi um chuvisco de 24mm em 1986. Em 2000 foi o dia de hoje mais frio que já tivemos, e em 2012 foi o dia de hoje mais quente. Hoje é o dia da lembrança, então aproveitemos para rememorar aquela história tão agradável com seus familiares. Também é o dia do pedreiro, categoria que em Ouro Branco está de parabéns pela dedicação ao ofício. No dia de hoje foi patenteada a transmissão de rádio tipo FM, em 1933, e aproveitamos para anunciar em breve uma reportagem sobre nossa Rádio Manairama, comunitária. Também foi promulgada a lei do divórcio. Pelo calendário santoral e no calendário Romano, hoje é o dia do santo considerado primeiro mártir do cristianismo, Santo Estevão.