COMEÇANDO A NOITE 362/2016

O sol se põe neste momento, e hoje teremos as últimas noites limpas do ano, a lua estando quase no final de sua luminosidade. O dia foi parcialmente nublado, com temperaturas altas e sensação abafada. A partir de hoje só falta 4 dias para o ano de 2016 se encerrar, sendo 3 dias úteis. Hoje se acende a vela da Autodeterminação, pela comemoração do Kwanzaa afro-americano.

QUERO SER O MAIOR PRESIDENTE NORDESTINO DO BRASIL, DIZ TEMER

O presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira, em Maceió, que pretende ser lembrado como “o maior presidente nordestino que passou pelo Brasil”. A declaração de Temer, que nasceu em Tietê, no interior de São Paulo, foi feita durante anúncio de um repasse de 1,02 bilhão de reais a obras de combate à seca no Nordeste, conforme foi adiantado ontem pelo Blog Radar On-line, do site de VEJA.

“Vocês já ouviram aqui um grande relato de tudo que o governo federal está fazendo no Nordeste. Naturalmente tudo isso passa pela minha mesa. É que eu tenho um objetivo e um sonho: que ao final do meu mandato, embora sendo eu de São Paulo, vocês possam dizer ‘esse foi o maior presidente nordestino que passou pelo Brasil’”, afirmou Temer.

O presidente informou que, do montante de 1,02 bilhão de reais, 755 milhões de reais serão investidos na construção de 133.000 cisternas, microaçudes e programas de acesso à água em quinze Estados atingidos pela seca. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, a expectativa é de que mais de 1 milhão de pessoas em 759 municípios sejam beneficiadas com os projetos. Temer disse também que o Nordeste será beneficiado pelo dinheiro da repatriação de recursos mantidos no exterior.

O anúncio é realizado num momento em que a popularidade de Temer está em queda, especialmente no Nordeste, tradicional reduto eleitoral petista.  Segundo a última pesquisa Datafolha, 57% da população do Nordeste vê o governo Temer como pior do que o da ex-presidente Dilma Rousseff, enquanto no Norte (46%), Sudeste (32%), Sul (34%) e Centro Oeste (33%) os índices são mais baixos. Assessores próximos do presidente lhe aconselharam a viajar mais pelo país no fim do ano para aplacar a agenda negativa de Brasília.

No evento, o presidente também lembrou que, apesar de iniciada há 15 anos, a transposição do Rio São Francisco precisa ser concluída. “As pessoas imaginam que ao mudar governo o céu fica imediatamente azul. Isso não acontece. Meu sonho é que até final do meu mandato o Eixo Norte [da transposição] e outras obras sejam inauguradas. Se isso acontecer, vou dizer: ‘fiz um bom governo’”, acrescentou, falando novamente sobres os “seus sonhos” para o término do mandato.

Num aceno ao Congresso Nacional, Temer voltou a elogiar e destacar o diálogo com os parlamentares para a aprovação de matérias de interesse do governo. “Estamos em uma recessão muito grande e temos de combatê-la. Para isso precisamos de interlocução e diálogo com o Congresso. Graças a Deus, as medidas enviadas para lá têm sido aprovadas com índice superior a 88%.” Segundo ele, esse apoio será fundamental para a aprovação de outras medidas, principalmente as que alteram a legislação trabalhista.

FONTE: VEJA.COM

COMEÇANDO O DIA 362/2016

Iniciamos a última semana do ano de 2016, e hoje é o 362º dia, no calendário gregoriano, com o ano sendo bissexto. O sol nasceu no horizonte neste momento, às 05:13 da manhã. Nos últimos trinta anos, choveu 13 vezes no dia de hoje, sendo que a maior precipitação registrada foi um chuvisco de 14mm em 1986. Em 1997 foi o dia de hoje mais frio que já tivemos, e em 2001 foi o dia de hoje mais quente. No dia de hoje foi fundado o Fundo Monetário Internacional, o famoso FMI, numa conferência internacional, que viria a ser o banco de financiamento dos países da ONU. Pelo calendário santoral e no calendário Romano, hoje é o dia do apostolo e evangelista, São João.