QUASE IMPROVÁVEL SITUAÇÃO INSPIRA CRENTES DE TEORIA DA CONSPIRAÇÃO SOBRE A LAVA-JATO

Reportagem de Veja aponta que com a morte do Ministro Teori Zavascki, O presidente Michel Temer pode definir relator da Lava-Jato, que o investiga. Esse intrincado desenrolar legal possibilita mudar o destino dos processos relacionados ao escândalo da Petrobras nos próximos dias. O regimento interno do Supremo Tribunal Federal (STF) prevê que, em caso de morte de um magistrado, seus processos aguardam a escolha de um novo ministro pela presidência da República. Neste cenário, apenas após a indicação de um jurista pelo presidente Michel Temer e a aprovação desse nome pelo Senado é que os processos passariam a contar com um novo relator. Por causa desse complicado, porém engenhoso desenrolar, muitas manifestações, alertando sobre teorias de conspiração, despertam curiosos nas redes sociais do país. A situação quase improvável de acontecer se configurou em decorrência do acidente aéreo que vitimou o ministro Teori Zavascki, relator dos casos do petrolão no Supremo Tribunal Federal (STF).

Outras duas possibilidades podem definir o novo relator da Lava-Jato, que será responsável, por exemplo, por homologar a tormentosa delação dos 77 executivos da Odebrecht, afirmam interlocutores do STF. Uma delas seria a presidente do STF, Cármen Lúcia, invocar o “caráter excepcional” dos processos relacionados ao petrolão, muitos deles em fase de instrução ou cujas delações estão em fase de conclusão, e redistribuir as ações, por sorteio, a um dos demais integrantes da Corte. Outra hipótese é a de um dos ministros da 1ª Turma, atualmente formada por Roberto Barroso, Marco Aurélio, Luiz Fux, Rosa Weber e Edson Fachin, se transferir para a 2ª Turma, onde tramitam os processos da Lava-Jato e herdar o caso.

O  Ministério Público Federal (MPF) já abriu inquérito para apurar as causas da queda do avião que levava o ministro.

COMEÇANDO O DIA 20/2017

Estamos na 3ª semana do ano de 2017, no calendário gregoriano, hoje é o 20º dia do ano. O sol nasceu no horizonte neste momento, às 05:24 da manhã. Nos últimos trinta anos, choveu em Ouro Branco 20 vezes no dia de hoje, sendo que a maior precipitação registrada foi uma chuva de 33 mm em 2009. Em 2000 foi o dia de hoje mais frio que já tivemos (com 21 °C), e em 2007 foi o dia de hoje mais quente (com 36 °C). Hoje é comemorado o dia do Farmacêutico, profissionais que manipulam e desenvolvem medicamentos, cuja primeira farmácia de Ouro Branco já foi reportada pelo Quipauá Fabrício. Pelos calendários hagiológico e Romano, o santo do dia de hoje é o mártir São Sebastião, padroeiro de cidades vizinhas.