OURO BRANCO-PREV TAMBÉM PAGARÁ BENEFICIÁRIOS NESTA QUINTA-FEIRA ANTES DO CARNAVAL

O instituto OuroBranco-Prev, autarquia previdenciária da Prefeitura de Ouro Branco, também confirma o pagamento aos seus 17 beneficiários, tanto aposentados quanto pensionistas, dos proventos da competência fevereiro de 2017 para o dia 23 de fevereiro.

A informação repassada pela Presidência do Instituto de Previdência de Ouro Branco – RN discrimina o total de precisamente R$ 35.838,11 (trinta e cinco mil, oitocentos e trinta e oito reais e onze centavos), que são entregues aos beneficiários, com o pagamento desta competência, para as festas de carnaval.

“Acompanhamos o pagamento dos funcionários municipais e sempre sincronizamos a data no mesmo dia da folha de pagamento da Prefeitura de Ouro Branco, para demonstrar a grande integração que temos”, declarou a presidente do Ouro Branco-Prev Ednilda da Silva Oliveira.

PREFEITURA DE OURO BRANCO PAGA FUNCIONALISMO EM DIAS PELO 49º MÊS SEGUIDO

Acompanhando a tendência dos municípios vizinhos, a Prefeitura de Ouro Branco – RN também confirma a realização do pagamento aos seus 233 funcionários, tanto efetivos quanto comissionados e demais vínculos, dos salários da competência fevereiro de 2017 para o dia 23 de fevereiro.

A informação repassada pela Secretária de Administração e Planejamento, através do canal oficial no Telegram, discrimina o total de precisamente R$ 336.221,68 (trezentos e trinta e seis mil, duzentos e vinte e um reais e sessenta e oito centavos), que são injetados na economia da cidade com o pagamento desta competência. A secretaria informa que o total representa um aumento de 3,8% com relação ao pagamento de fevereiro de 2016.

Segundo a publicação, o dinheiro estaria disponível nas contas dos servidores pela agência do Banco do Bradesco até a noite desta quinta-feira. Entretanto, por questões de segurança do Bradesco, o abastecimento ao caixa eletrônico deverá acontecer somente na manhã de sexta-feira.

A prefeitura também confirmou, através do seu Twitter oficial, que o pagamento está sendo realizado em dias. Desde fevereiro de 2013 o pagamento dos servidores da prefeitura tem sido feito rigorosamente até o final de cada mês da respectiva competência, por 49 meses seguidos, o que tem se tornado uma marca de compromisso da atual gestão para com o funcionalismo municipal. Poucas prefeituras no Nordeste tem conseguido sustentar essa marca.

O canal oficial do Telegram da Secretaria de Administração pode ser acompanhado no aplicativo através do endereço https://telegram.me/smapobrn, e o Twitter oficial da oficial da Prefeitura Municipal de Ouro Branco – RN pode ser acompanhado no aplicativo através do endereço https://twitter.com/Prefeitura_OBRN.

PROCESSO ELEITORAL DE OURO BRANCO SEGUE PARA TRE EM NATAL

Seguiu para o Tribunal Regional Eleitoral, em Natal, nesta quarta-feira, a ação de investigação judicial eleitoral da cassação do diploma de Drª Fátima e Dr Araújo. A AIJE que produziu a sentença de cassação, ofertada pela Coligação Filhos da Terra em 26 de setembro de 2016, de abuso de poder político por contratações irregulares de pessoas, recebeu as peças processuais e, pelo trâmite legal, segue para Natal, a ser analisado em segunda instância, no prazo de três dias.

Na apreciação das condutas, a Juíza da 23ª Zona Eleitoral, Drª Janaina Lobo da Silva Maia, julgou procedente e aplicou sanções previstas na Lei de Inelegibilidade, cassando o diploma da chapa, ainda aplicando inelegibilidade por oito anos a Maria de Fátima Araújo da Silva. Também determinou a realização de novas eleições somente para os cargos de prefeito e vice-prefeito.

A subida a Natal ocorreu por causa da juntada, ao processo, do recurso 3.520/2017 por parte de Dr Araújo, protocolado na tarde do dia 14 de fevereiro, em Natal, bem como recurso de Drª Fátima, na manhã do dia 15 de fevereiro. Na ocasião, o processo foi atualizado para inclusão de novo corpo jurídico constituído por Dr Araújo a sustentar seu ponto de vista processual. A juntada de recurso também solicita a apresentação, pela coligação oposicionista, de contrarrazões, que são os fundamentos contrários aos argumentos recursais da chapa cassada, na intenção de convencer os desembargadores do TRE a manter a sentença dada pela Juíza, em Jardim do Seridó. As contrarrazões foram apresentadas em 16 de fevereiro. O prazo de chegada e apreciação, no colegiado do TRE agora, pela lei, é de três dias, mas na prática demora mais um pouco, dependendo das influências.

COMEÇANDO O DIA 55/2017

Estamos na 8ª semana do ano de 2017, no calendário gregoriano, hoje é o 55º dia do ano. O sol nasceu no horizonte neste momento, às 05:32 da manhã. Nos últimos trinta anos, choveu em Ouro Branco 23 vezes no dia de hoje, sendo que a maior precipitação registrada foi uma chuva de 32 mm em 2000. Em 1989 foi o dia de hoje mais frio que já tivemos (com 21 °C), e em 2013 foi o dia de hoje mais quente (com 36 °C). No dia de hoje, em 1901, era fundado o Instituto Butantã, centro de pesquisa biológica estadual responsável pela produção de grande parte de soros e vacinas para o Brasil. Em 2011 iniciava-se a transmissão das sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Ouro Branco pela Rádio Manairama FM, parceria que eleva o grau de transparência e permite o acompanhamento dos trabalhos do legislativo ourobranquense pela população. Pelo calendário Romano, o santo do dia de hoje é o bispo da Igreja primitiva, São Policarpo.

COMEÇANDO O DIA 54/2017

Estamos na 8ª semana do ano de 2017, no calendário gregoriano, hoje é o 54º dia do ano. O sol nasceu no horizonte neste momento, às 05:32 da manhã. Nos últimos trinta anos, choveu em Ouro Branco 23 vezes no dia de hoje, sendo que a maior precipitação registrada foi uma chuva de 35 mm em 2009. Em 1994 foi o dia de hoje mais frio que já tivemos (com 21 °C), e em 2001 foi o dia de hoje mais quente (com 35 °C). Hoje se comemora a festa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, a cátedra de todas as riquezas e simbolismo.

GUERRA NA SERRA DA RAJADA

 

Serra da Rajada, Carnaúba do Dantas – RN

No ano de 1687 houve uma insurreição generalizada por parte dos índios tarairiús, incomodados com o avanço da pecuária em suas áreas, principalmente, os do Seridó e do Açu. O que levou o Governador-Geral  a mandar ordens ao Governador de Pernambuco para que organizassem tropas e as enviassem para combater os tapuias (índios hostis), denominação dada aos tarairiús (Janduís, Canindés e Pegas) que viviam aqui no Seridó e no Vale do Açu.

No período entre 1687 e 1697 houve intensos combates entre tropas vindas de Pernambuco e os índios. Até o afamado bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi enviado com suas tropas para combater os tapuias. Este período de dez anos ficou conhecido como “Guerra dos Bárbaros”, período no qual boa parcela dos índios aqui do Seridó e do Açu foram mortos.

Num documento encontrado no cartório da cidade de Pombal- PB, datado de 1689, há registro de uma batalha nas cercanias da Serra da Rajada, em Carnaúba dos Dantas-RN, onde 1500 índios foram mortos e 300 capturados vivos pelas tropas de Domingos Jorge Velho. Já em outra batalha ocorrida em 1690, entre os atuais territórios de Acari- RN e Currais Novos- RN, 1000 índios foram capturados, fora os mortos em combate.

FONTE: LIVRO “OURO BRANCO:DE 1722 A 1954”.

COMEÇANDO O DIA 53/2017

Estamos na 8ª semana do ano de 2017, no calendário gregoriano, hoje é o 53º dia do ano. O sol nasceu no horizonte neste momento, às 05:32 da manhã. Nos últimos trinta anos, choveu em Ouro Branco 23 vezes no dia de hoje, sendo que a maior precipitação registrada foi uma chuva de 20 mm em 1988. Em 1997 foi o dia de hoje mais frio que já tivemos (com 21 °C), e em 2006 foi o dia de hoje mais quente (com 35 °C). No dia de hoje comemora-se o Dia Internacional da Língua Materna, desde 1999, proposto pela UNESCO, com propósito de promover a diversidade cultural. No dia de hoje, em 2011, se apresentavam o rei e a rainha do carnaval de Ouro Branco. Pelo calendário Romano, o santo do dia de hoje é o doutor da Igreja, São Pedro Damião.

AÇÃO DE TRANSPORTE DE ESTUDANTES PARA CAICÓ RETORNA HOJE

A Prefeitura Municipal de Ouro Branco comunica que o transporte escolar de estudantes para a cidade de Caicó – RN está de volta, a partir de hoje. A informação foi repassada pela Secretária de Educação, Meirielle de Souza Santos Lucena, que está à frente da pasta desde 2013. O ofício circular emitido pela secretária traz ainda o percurso do ônibus. O ônibus escolar terá itinerário invariável, estabelecido em instrução normativa assinada em 20 de fevereiro.

“O transporte escolar gratuito para os estudantes de ensino superior, bem como os que estudam em Caicó, no período noturno, é um benefício que a administração municipal garante desde o ano de 2013, com sua frota de ônibus própria, e tem confirmado bons resultados através do aumento do número de aprovados nos Exames Nacionais do Ensino Médio”. Afirma a secretária de educação. A ação de caráter público objetiva facilitar o transporte de estudantes que efetuem atividades educacionais e estudantis na cidade de Caicó – RN iniciou em 2013.

O itinerário do ônibus será o seguinte:

Trajeto de Ida: Caicó – RN Trajeto de Retorno: Ouro Branco – RN
Início de ida: Praça Governador Aluízio Alves Início do retorno: CuCa
Estação I: Mercado Público Municipal Parada I: Prefeitura Municipal de Caicó – RN
Estação II: Sede do Centro de Referência Especializada em Assistência Social Parada II: CERES – UFRN
Estação III: Centro de Várzea – PB Parada III: IFRN
Estação IV: Palma – RN Estação I: Palma – RN
Parada I: CERES – UFRN Estação II: Centro de Várzea – PB
Parada II: Faculdade Católica Santa Terezinha Estação III: Praça Municipal Arlinda Medeiros
Parada III: CuCa Estação IV: Mercado Público Municipal
Parada IV: IFRN Chegada: Praça Governador Aluízio Alves

INCÊNDIO DESTRÓI ÔNIBUS ESCOLARES NO PÁTIO DA PREFEITURA DE CERRO CORÁ, RN

 

Quatro ônibus foram incendiados no pátio da prefeitura de Cerro Corá (Foto: Aildo da Silva)

Três ônibus e um micro-ônibus, todos escolares, foram incendiados na noite deste domingo (19) na cidade de Cerro Corá, na região Seridó. De acordo com a Polícia Militar, os veículos estavam no pátio da prefeitura e havia um vigia no local. O fogo foi controlado pelos moradores e ninguém ficou ferido.

Segundo a PM, a suspeita inicial é de que tenha sido um incêndio criminoso. Os quatro veículos foram completamente destruídos pelas chamas.

Ainda de acordo com a PM, embora tenha vigilância, o pátio da prefeitura é aberto, o que facilitou a ação criminosa. Ninguém foi preso e não há mais informações sobre o incêndio.

 

FONTE:G1/RN