HÁ CINCO ANOS SAIA DO AR O PRIMEIRO BLOGUE APÓCRIFO DE OURO BRANCO

Quiauá lembra que no dia de hoje, há 5 anos, estava saindo do ar um blogue alimentado por anônimos de nome “Gogó Rasgado”. O blogue se propunha a dizer o que se ouvia e se dizia na cidade, que não fosse dito nos outros blogues e o resultado foi uma iniciativa popular apócrifa que se tornou um marco da resistência à falta de transparência da administração pública municipal. O blogue parecia mais ser a versão digital das antigas cartas de ameaça que muitos ourobranquenses receberam durante os anos de acirramento poçítico em Ouro Branco.

De jeito ou doutro, todo mundo acabou lendo algum dos dizeres de Gogó Rasgado, que apresentava textos bem escritos, coesos e usando de um criativo jogo de palavras nas matérias, que tratavam sobretudo de críticas ao sistema político, a ponto de ser retirado do ar por decisão judicial em março de 2012. A retirada do ar foi discutida até em sessão da Câmara de Vereadores do dia 21 de março de 2012.

O processo do Gogó Rasgado ficou conhecido no Seridó, mas suas características intrínsecas foram pouco difundidas. O endereço do blogue foi instituído num servidor estrangeiro, o que isenta relativamente a Google, hospedeira, de prestar algumas informações à Justiça brasileira. O blogue era apócrifo, como bem disseram os advogados à época, e mantido e alimentado por anônimos. Então anonimamente todo mundo contribuía, sem pretensões e sem medos. Por si só essa ideia era ao mesmo tempo forte e inovadora demais para qualquer grupo de interesses pessoais conseguir combater. Como de suspeitas, muitas das informações publicadas no blogue parecia virem de funcionários insatisfeitos de dentro da prefeitura, o que causava frio na espinha de autoridades municipais. Era o Gogó Rasgado uma versão manairama e imbatível da Wikileaks, inclusive pelas inúmeras denúncias populares que trouxe à tona. Seus autores pensaram em todos os detalhes do blogue e os comentários eram convertidos em postagens que ganharam o destaque popular. Por fim, foi tirado do ar por força judicial, cujo processo rolou até 2014, sem que se descobrissem os autores ou que alguém fosse realmente condenado. Até o momento ninguém provou se o que era dito no blogue Gogó Rasgado era mentira ou se lá só se dizia a verdade.

LULA E DILMA EM MONTEIRO-PB

 

 

Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff viajam para Monteiro-PB ao lado do governador Ricardo Coutinho (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

O ex-presidente Lula falou como candidato ao pleito de 2018 em palanque na cidade paraibana de Monteiro neste domingo (19). Em “cerimônia extraoficial” de inauguração do eixo leste da transposição do rio São Francisco, Lula reivindicou a paternidade da obra.

Dilma e eu temos orgulho de dizer: nós somos o pai, mãe, irmão, tio, primo e sobrinho da transposição das águas do São Francisco”, disse. Na semana passada, o presidente Michel Temer realizou a inauguração oficial e afirmou que “a paternidade [da obra] é do povo brasileiro e do povo nordestino”.

Acompanhado por petistas como a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o presidente do PT Rui Falcão e a senadora Gleisi Hoffman, Lula disse que “está longe de definir candidatura”, e que só poderia fazê-lo com aprovação do PT. Mas provocou: “Eles que peçam a Deus para eu não ser candidato. Se eles quiserem brigar comigo, eu vou brigar com eles nas ruas desse país”.

No mesmo evento, Dilma acusou a Lava Jato de promover um “segundo golpe”. “O objetivo é impedir que candidatos populares sejam colocados à disposição do povo. O Lula é esse candidato”, discursou.

FONTE: VEJA. COM

COMEÇANDO O DIA 79/2017

Estamos na 12ª semana do ano de 2017, no calendário gregoriano, hoje é o 79º dia do ano. O sol nasceu no horizonte neste momento, às 05:31 da manhã. Nos últimos trinta anos, choveu em Ouro Branco 24 vezes no dia de hoje, sendo que a maior precipitação registrada foi uma chuva de 22 mm em 2001. Em 1987 foi o dia de hoje mais frio que já tivemos (com 20 °C), e em 1998 foi o dia de hoje mais quente (com 37 °C). Hoje é comemorado o Dia Internacional da Felicidade, para que as pessoas percebam a importância de ser feliz e conviver em paz. É também comemorado o dia da Agricultura, de parabéns estão todas as pessoas envolvidas na lida e cultivo de plantas, pelas quais se obtém alimentos, fibras, energia, matéria prima para roupas e medicamentos. Informalmente também é considerado o dia do blogueiro. Pelo calendário Romano, o santo do dia de hoje é o santo do perdão e da reconciliação, Santo Ambrósio de Sena.