PR DE OURO BRANCO PODE SER RENOVADO

O Partido da República (PR), de onde a deputada federal Zenaide Maia saiu, é hoje presidido pela enfermeira Maria das Vitórias Araújo da Silva, irmã da Prefeita de Ouro Branco.

O partido conseguiu 472 votos nas últimas eleições, mas mesmo representando 12,51% do eleitorado ourobranquense, o segundo partido com maior proporção de votos da coligação, não logrou eleger nenhum vereador.

O PR de Ouro Branco foi o partido que mais candidatos lançou na eleição de 2016 (cinco candidatos), juntamente com o PSD. Em comparação, o PMDB lançou dois candidatos e elegeu um, ou o PT com três candidatos elegendo dois.

Os candidatos do PR eram, em sua maioria, pessoas publicamente reconhecidas. O Partido da República lançou como candidatos:

  • O minerador Turica (197 votos), primeiro suplente, tendo como ponto forte ser vereador na época;
  • A estudante Dedessa (152 votos), segunda suplente, tendo como ponto forte sua mãe, a professora Rosa Dias;
  • O agricultor Chico Garofa (81 votos), terceiro suplente, tendo como ponto forte sua conhecida imagem na política da cidade;
  • O professor estadual Professor Erinaldo (31 votos), quarto suplente, tendo como ponto forte um programa de mandato cuidadosamente elaborado, inédito na política ourobranquense;
  • A porteira Katiuscia Souza (7 votos), quinta suplente, tendo como ponto forte sua atividade na Rádio Manairama.

Quipauá analisa que a estratégia de lançar muitos candidatos pode ter sido o maior risco do partido. Os votos se distribuíram entre os cinco candidatos republicanos que concorreram entre si. Se fosse menos candidatos, possivelmente os suplentes do PR tivessem alcançado o quociente eleitoral.

A presidente do PR, Maria das Vitórias, e o atual Secretário da pasta da agricultura em Ouro Branco, Genilson Turica, devem dar novo rumo ao partido com a saída da deputada federal Zenaide Maia, se pretendem fortalecer o partido para as eleições deste ano ou mesmo a de 2020. A vigência da comissão provisória do PR em Ouro Branco não tem prazo de vencimento estabelecido, mas deve ganhar validade em breve, com a medida adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral, em 3 de agosto de 2017, que obriga os partidos políticos a fixar, em seus estatutos, prazo razoável de duração de suas comissões provisórias.

O PHS DE ZÉ ANTÔNIO RECEBE ZENAIDE MAIA

O jornal Tribuna do Norte acompanhou o ato de filiação da deputada federal Zenaide Maia no Partido Humanista da Solidariedade (PHS), ocasião que ocorreu a plenária estadual do PHS-RN, com as presenças dos presidentes nacional e estadual, Marcelo Aro e Leandro Prudencio, respectivamente. A cerimônia aconteceu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Filiação da deputada ao PHS ocorreu na manhã desse sábado. Ao ex-partido, Zenaide Graça disse que agradecia sua passagem pelo PR. “Nossas divergências não superam o reconhecimento por ter me dado oportunidade de exercer mandato de deputada federal”, afirmou, mas admitindo que prefeitos e vereadores desse partido vão acompanhá-la na campanha eleitoral deste ano.

O ingresso da deputada no PHS reforçará sobremaneira as bases municipais. Em Ouro Branco, o PHS é presidido pelo funcionário público José Antônio Filho, marido da Professora Eurinete, ex-vereadora e candidata a prefeita em 2016, tendo conseguido 1.383 votos (37,43%). O partido está caduco desde 31 de dezembro de 2016, mas pode ser revitalizado ou mesmo passar às mãos de outra comissão provisória, caso Zé Antônio não se manifeste em tempo hábil.